top of page

CORPO PRESENTE

LONGA-METRAGEM / FINALIZAÇÃO

SINOPSE CURTA

O longa documentário ‘CORPO PRESENTE’ investiga o corpo como forma de arte, expressão e identidade, apresentando obras, artistas e pensadores que refletem sobre o tema. O filme versa sobre o simbolismo do corpo através de uma das principais expressões artísticas contemporâneas - a Performance - a qual vários estudiosos sublinham como uma nova ideologia, típica de nossa época. Os múltiplos corpos que compõem o documentário são corpos políticos que criam e propõem novos universos, sinalizando novas formas de ser e estar no mundo, traduzindo a sociedade contemporânea em toda a sua complexidade.

SINOPSE

O documentário ‘CORPO PRESENTE’ investiga a contemporaneidade através do corpo e suas inúmeras possibilidades de expressão e significados. O filme versa sobre o simbolismo do corpo através de uma das principais expressões artísticas contemporâneas - a Performance - a qual vários estudiosos sublinham como uma nova ideologia, típica de nossa época. “Corpo Presente” mergulha nas obras e no
 

                                                                                                                                                                                  


O filme apresenta artistas performáticos que conseguem unir diferentes expressões de forma ímpar e singular, levantando novos discursos que circulam e habitam o imaginário contemporâneo, tais como questões de gênero e identidade, conflitos sociais, interditos culturais, a colonização, entre outros. Os múltiplos corpos sinalizam novas formas de ser e estar no mundo, onde signos culturais, identitários e políticos, coexistem sobre uma pele escamada com grande potencial de transformação. Fazem parte deste mosaico imagens de arquivo de artistas fundamentais, artistas novos e consagrados, como Ayrson Heráclito, Jo Clifford, Rodrigo Braga, Ana Luisa Santos, Janaína Tábula, Ludmilla Ramalho, entre outros. Além dos performers, estudiosos como Carlos Mendonça e Cristine Mello refletem sobre as obras e temáticas apresentadas, traçando paralelos e abrindo novas possibilidades de interpretação.
 
Para além das obras nos interessa uma ligação intrínseca entre vídeo e performance, ampliando o escopo da construção poética, potencializando as ações performáticas, rearticulando os processos de significação e elaborando visualmente a ideia de corpo. O corpo é exibido como um lugar de debate público de questões cruciais e se apresenta através da arte enquanto possibilidade de resistência e inovação, estética e política.
 
Ao lançar luz neste labirinto infinito que pode ser o corpo, apresentando obras, performances, arquivos e entrevistas, o documentário une discussões e registra uma época, realizando um mapeamento do que é, do que pode ser, do que se pensa e se faz com e sobre o corpo atualmente.

 

                                                                                                                                                                                   pensamento de diversos artistas e especialistas, do Brasil e do mundo, que têm o corpo como matéria-prima para suas criações.

bottom of page