top of page

CRU

MÉDIA-METRAGEM / PRODUÇÃO

CRU/RAW é um documentário de média-metragem que acompanha os preparativos e a execução da mais nova performance da artista Paula Garcia que tem-se dedicado nos últimos 15 anos a pesquisa prática e teórica de performance no Brasil e em outros países. 
 
A performance que tem o mesmo nome do filme consistiu na construção de uma batida frontal de dois carros dirigidos pela artista Paula Garcia e uma dublê profissional e que foi realizada no dia 17 de março de 2020 em um galpão em SP. Os 250 convidados foram avisados que não poderiam mais comparecer para assistir a performance no local, pois a Prefeitura de São Paulo, por meio do Decreto nº 59.283, declarou situação de emergência no município desde terça-feira (17/03) por conta da pandemia causada pelo vírus Covid-19. Partindo desse novo contexto, a equipe técnica preparou-se para uma transmissão ao vivo que pudesse ser assistida pelo público convidado de suas casas. 
 
Na manhã do dia 17 de março, os colaboradores do projeto começaram a divulgar a performance nas redes sociais. Um público entre 550 e 600 pessoas assistiu a transmissão ao vivo que torna-se, por conta da pandemia, parte fundamental para reflexão sobre essa performance diante desse contexto em 
 

                                                                                                                                                                                    que o todo o mundo se encontra em estado de emergência. 


A criação deste confronto cria múltiplos desenvolvimentos simbólicos e colocam o sistema com sua forças visíveis e invisíveis em cheque. Aqui simbolizados pela colisão dos carros, e também, pela ameaça invisível do vírus que iria transformar a vida de todos durante muitos meses. A performance busca promover fissuras na compreensão do corpo e toma o que é acidental e aleatório através de dispositivos que extraem da insegurança, incerteza e risco uma outra idéia de corpo. Evidenciamos os limites do corpo e sua inerente fragilidade.
 
A jornalista Nina Rahe escreveu um artigo para revista Select a partir de sua experiência por assistido a performance presencialmente na ARCA. O canal ARTE 1, preparou uma matéria com imagens da performance e uma entrevista com Paula Garcia gravada por celular de sua casa durante a quarentena. O vídeo da transmissão ao vivo foi selecionado para ser exibido no Itaú Cultural dentro do programa Arte como Respiro.
 

bottom of page