TANDERA FILMES
PRODUTORA AUDIOVISUAL INDEPENDENTE SEDIADA EM BELO HORIZONTE E COM MAIS DE 20 ANOS DE ATUAÇÃO NO MERCADO
SOBRE A PRODUTORA /
A TANDERA FILMES tem como foco principal o desenvolvimento e produção de projetos de Cinema e séries para TV, mas também realiza trabalhos em parceria com outras áreas como artes plásticas, performance, dança e teatro.
A produtora tem em seu currículo mais de 6 curta-metragens, uma série, uma minisérie e um longa-metragem, entre eles destacam-se os premiados curtas NOIVA DE DEUS e NACOS DE PELE e o longa BALANÇA MAS NÃO CAI. Suas obras foram exibidas em mais de 40 países e premiadas em diversos e importantes festivais nacionais e internacionais, além de comercializadas em salas de cinema, na internet e em diversos canais de TV paga e aberta.
Atualmente desenvolve projetos audiovisuais que investigam a contemporaneidade através do corpo e suas inúmeras possibilidades de expressão e significados, sobretudo através da performance em parceria com artistas renomados, como Ayrson Heráclito, Jo Clifford, Paula Garcia, Berna Reale, Rodrigo Braga e artistas mineiros como Marco Paulo Rolla, Ana Luisa Santos, Ludmilla Ramalho, Marc Davi, Janaína Tábula, Guilherme Morais, entre outros.
Entrevista no estúdio com Carlos Mendonça
O diretor Leonardo Barcelos e a atriz Ludmilla Ramalho
O diretor Leonardo Barcelos com a atriz Ludmilla Ramalho
Entrevista no estúdio com Carlos Mendonça
O DIRETOR /
LEONARDO BARCELOS é bacharel em Comunicação Social pela UFMG e Pós-Graduado em Comunicação, Novas Tecnologias e Hipermídia pela UNI-BH. Dirigiu e roteirizou uma série (10 episódios), um longa e seis curtas-metragens, além de estar em constante contato com outras áreas de atuação: como artes plásticas, dança, teatro e performance.
Foi VJ no Festival Eletrônica, realizou a vídeo-instalação BigBang e a vídeo-performance Vão. Suas obras foram exibidas e comercializadas em mais de 40 países e premiadas em diversos e importantes festivais nacionais e internacionais (Havana, São Paulo, Rio, New York, Tel Aviv, Lisboa, Barcelona, Málaga, etc). Seu primeiro longa-metragem BALANÇA MAS NÃO CAI obteve uma significativa carreira em festivais, além de ter sido lançado comercialmente em salas de cinema e em canais de TV.
Em 2020 finaliza o longa-metragem CORPO PRESENTE, pré-produz o média metragem CRU/RAW, a série CARTOGRAFIAS DO CORPO e lança o curta ROSA.
TRAJETÓRIA E PARCERIAS /
TANDERA FILMES foi um dos braços jurídicos do espaço Teia com trabalhos exibidos e premiados em alguns dos mais importantes festivais de cinema do Brasil (Festival de Brasília, Festival do Rio, Mostra de Tiradentes, É tudo verdade, etc.); internacionais (Veneza, Toronto, San Sebastián, Locarno, Rotterdam, etc.), além de serem exibidos e instalados em museus, como MoMa e New Museum (NY), Musée d'ethnographie Neuchâtel (Suíça), Inhotim (Brasil) entre outros.
Durante anos de atuação, Leonardo Barcelos trabalhou com diversos profissionais e coletivos, em especial a Teia junto com a Clarissa Campolina, Helvécio Marins, Marília Rocha, Pablo Lobato e Sérgio Borges, além do Bicolor, Cristiano Simões e de colaborações com O Grivo e o parceiro de dois curtas Hélio Lauar.
Mantém parcerias criativas com Vagner Jabour, Tiago Tereza, Christiane Tassis e mais recentemente com a produtora Trem Chic, incluindo Eder Santos, André Hallak, Leandro Aragão, Barão Fonseca e Joana Braga.